Turismo de compras: como não ir à falência – por Kelly Diniz

Quando vamos viajar, seja para outra região ou para fora do país, não têm como resistir às comprinhas, lembrancinhas para familiares e amigos, roupas diferentes ou objetos que representem a cultura local para enfeitar nosso quarto. E em R$ 30,00 aqui, R$ 5,00 ali, lá se vai uma grana que não estava planejada para aquele fim.

Pensando nisso, resolvi listar algumas dicas de como não ir à falência (sem nem mesmo perceber) nessas pequenas compras durante maravilhosas viagens.

Dica 1: Como esse é um gasto impossível de se evitar, a solução é planejar. O segredo para não ir à falência é determinar o valor que vai ser investido em compras – que podem variar de imãs de geladeira a óculos Ray-Ban – e não sair do orçamento, em hipótese alguma.

ray ban

No meu intercâmbio, eu planejei um gasto de EUR 100,00 para os souvenirs que levaria para os parentes e amigos (para pai e mãe vale um gasto extra né, estipulado também, claro). E programei um gasto de EUR 5,00 em lembrancinhas para mim em cada cidade que eu visitasse. Em seguida, fiz a lista com o nome de todas as pessoas que eu queria presentear e pensei em um presente que combinasse com cada pessoa, dentro de uma média de EUR 10,00 para cada.

Por exemplo, as minhas avós são muito católicas, então, pensei nos lugares católicos em que eu iria passar e o que poderia comprar para elas. No final, me decidi por um terço de Roma (abençoado pelo Papa) e mini imagens de Nossa Senhora de Fátima, que eu trouxe da minha viagem a cidade.

Uma amiga, sempre falou que gostaria de passar a lua-de-mel em Amsterdã. Eu trouxe para ela uma caneca, com um casal romântico que girava, de lá. Outra amiga era deslumbrada com Paris e iria se casar. Trouxe da cidade luz um jogo de xícaras com desenhos da Torre Eiffel. Outra amava a Itália, trouxe uma máscara de Veneza para ela (aproveitei e comprei uma para mim, porque elas são lindas!).

máscara

Em algumas cidades, eu encontrava coisas lindas por preços muito baratos. Então, comprava em maior quantidade para caso eu me esquecesse de alguém. Eu trouxe lenços maravilhosos de Barcelona, que comprei por um preço incrível. Chaveiros da Torre Eiffel também comprei aos montes.

torre eifel

Dica 2: O que sempre agrada a todos é dar de presente algo que simbolize o lugar para onde você foi. No fundo, é o que a pessoa espera receber de você após uma viagem.

Eu fui para o Porto e o vinho é tradicional por lá. Então, para a maioria dos meus tios, eu trouxe garrafas de vinho do Porto, que por aqui são caríssimos, mas por lá são super baratos. Eu também comprei várias mini garrafinhas de vinho para dar de lembrança a alguns amigos.

mini garrafinha

Lembrete: É muito importante ir anotando todas as compras e os preços e calculando o quanto você ainda pode gastar. Não vale extrapolar o limite, senão o orçamento vai para o saco e o seu tempo gasto nessa tarefa também.

Aeroportos bons para compras

Infelizmente, os custos de produtos importados no Brasil são abusivos e, muitas vezes, quando viajamos, nossa grande preocupação é fazer compras no duty-free. Mas quais aeroportos são bons para compras?

Dica 3: Os duty-free do embarque quase sempre são melhores que os do desembarque.

duty free

Guarulhos

Os produtos que valem a pena serem comprados no embarque no aeroporto de Guarulhos são os perfumes e óculos importados. Frequentemente eles estão em promoção.

Europa

Os aeroportos europeus que não valem a pena são os de Madrid e Milão – mas a comida não é cara.

O melhor aeroporto para compras é o de Amsterdam. Esse é um dos melhores aeroportos do mundo. E os preços de lanchonetes e restaurantes são iguais aos de fora do aeroporto.

Já conhece o blog Freedom? Acesse e leia várias dicas e ótimas histórias de viagens contadas pela jornalista Kelly Diniz:

http://kellymdiniz.blogspot.com.br

Curta também a Fan page do blog:

https://www.facebook.com/#!/freedomkellydiniz?fref=ts

Deixe um comentário

