Descobrindo a homeopatia

homeopatia
     Por Marcelo Perim
     A homeopatia é um tratamento de saúde muito diferente daquele a que as pessoas estão acostumadas. Pode-se dizer da homeopatia que, em vez de focar o tratamento somente na doença local, ela visa um tratamento para re-equilibrar o organismo humano como um todo unificado.
     Muitos pacientes que chegam para o tratamento homeopático estranham no início, para depois passar a admirar essa nova abordagem que o homeopata faz de avaliar a doença. Além de dar toda atenção à queixa que levou o paciente a procurar ajuda médica, também faz uma avaliação de todo o funcionamento de seu organismo, desde as partes fisiológicas(corpo físico), até os elementos mais sutis como sono e sonhos e, principalmente, os aspectos mentais, como as características pessoais de cada individuo; por exemplo, como manifesta a irritabilidade, sua ansiedade, seus medos, quais são suas preocupações na vida, como são as emoções – se chora ou não etc. Ou seja, procura-se saber como é o organismo em todos os seus aspectos, como o conjunto está.
     Para o tratamento, o médico homeopata usa um medicamento não apenas para o sintoma, ou a doença local, mas para re-equilibrar o “todo” do organismo. Costuma-se dizer que “não tratamos a doença, tratamos a pessoa”. Constitui um tratamento totalmente individualizado, sempre com a ideia de fundo de que o organismo funciona como um todo inseparável em todos seus aspectos físico-psíquico-social-espiritual; por isso a homeopatia prega que não há como tratar uma parte sem olhar o todo.
     É comum ouvir-se, no retorno de uma consulta, o paciente comentar que sentiu melhora de incômodos que ele nem tinha contado na consulta anterior. A explicação é que isso aconteceu porque o medicamento promoveu um re-equilíbrio de seu organismo, consequentemente todos os seus incômodos deverão, a seu tempo, melhorar e não apenas a queixa principal que o incomodava mais.
     A homeopatia é uma medicina que pode tratar ou auxiliar em praticamente todas as doenças clínicas. Só a título de exemplo de doenças tratadas pelo método homeopático com bons resultados, podem-se citar as doenças alérgicas como rinites, bronquites, asmas; as dores de cabeça como enxaquecas e sinusites; infecções de repetição como amigdalite; os transtornos de menopausa; problemas emocionais como depressão, transtorno de pânico e ansiedade, apenas para citar procuras mais freqüentes.
     Quem busca um tratamento homeopático acaba por descobrir uma nova forma de tratamento, acabando por descobrir o mais importante: a si mesmo!
(O Dr. Marcelo Perim é médico homeopata, quem quiser saber mais sobre este assunto é só acessar o site: http://www.marceloperim.blogspot.com.br)
Anúncios

Um pensamento sobre “Descobrindo a homeopatia

  1. Sofia 21/02/2014 às 02:16 Reply

    tenho feitas muitas pesquisas sobre a Homeopatia, estou encantada. obrigada por mais uma boa informação que proporciona. partilho tambem um site de uma paramarmácia com informações fantasticas. espero que goste.

    http://www.pharmalisboa.pt/conselhos/homeopatia/

    🙂

    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: