Tira dúvida: CrossFit

Tenho uma grande paixão por atividades físicas, trabalho com isso no meu dia a dia, como todos sabem sou professora de pilates, e não me canso de sempre procurar coisas novas pra trazer ao meu studio. Muitas alunas têm me perguntado ultimamente o que é esse tal de “CrossFit”, que surgiu de repente em nosso país e já tem tantas adeptas aparecendo com os músculos bem definidos e as curvas do corpo bem desenhadas.

E para saber responder a todas as perguntas e ainda informá-las melhor sobre este novo esporte, ou melhor, marca, resolvi escrever o post de hoje e ainda com depoimentos de duas amantes da prática.

Para começar, o CrossFit é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico utilizado tanto no exército americano quanto em grupos de operações táticas, como o SWAT. Ele proporciona uma rápida adaptação do corpo da pessoa independente de sexo ou idade, seja ela uma iniciante nas práticas físicas ou uma experiente. Os mesmos treinamentos de lutadores profissionais também são usados em idosos com problemas cardíacos, porém com carga e intensidade adaptadas para cada um.

Fazendo um resumo dos ganhos do CrossFit podemos citar:

  1. Aumento da resistência cardio-respiratória;
  2. Grande perda calórica por treino;
  3. Aumento de força e resistência muscular;
  4. Aumento da flexibilidade;
  5. Aumento da explosão e velocidade;
  6. Melhora do equilíbrio e coordenação motora;
  7. Redução do stress;
  8. Fortalecimento de todas as partes do corpo;
  9. Prevenção de lesões;
  10. Melhora da auto estima, além de poder ser praticado por qualquer pessoa.

A Thaynã Loiola que pratica o CrossFit desde seu início aqui no Brasil me empolgou muito com seu comentário, fiquei morrendo de vontade de praticar também! rs Ela treina desde sempre, mas percebi seu carinho pela prática e logo fui perguntar pra ela o que achava à respeito, recebi a seguinte resposta: “Se for pra definir CrossFit em uma palara eu defino como SUPERAÇÃO. A cada dia é um novo desafio, cada meta que é alcançada, cada movimento que consigo fazer, cada técnica que aprendo me faz apaixonar cada dia mais por esse esporte. É uma competição minha comigo mesmo, tento sempre superar meus erros, meus medos, diminuir meu tempo. Fora todas as qualidades do CrossFit, o pessoal do Box (como é chamado o espaço CrossFit) se tornou minha segunda família, lá um sempre ajuda o outro, dando apoio, fazendo de tudo pra gente não desistir e ir até o final do treino (wod). CrossFit não tem idade nem sexo, nem peso! rs Todo mundo pode fazer e é muito bem vindo!”

IMG-20150407-WA0002

 

IMG-20150407-WA0003

 

Outra grande adepta é a Ericka Lucchesi Papera. “É um esporte que me desafia e que me supero todos os dias. No CrossFit aprendi que ter foco, disciplina e não desistir são as coisas mais importante”, diz ela. E ainda lembra: “Por ser um esporte que exige muito do corpo deve ser sempre feito com um professor especializado e o próprio aluno tem que ter consciência da execução correta dos movimentos e principalmente dos seus limites, porque ninguém além dele sabe disso.”

11115968_1134577376568480_628044191_n

 

11117754_1134577239901827_675201979_n

 

Abaixo separei duas imagens que peguei aqui na internet para dar exemplo de como é feito o treino, ou melhor, o WOD no CrossFit. Com este exemplo dá para entender um pouco melhor o que eles fazem por lá.

crossfit-para-emagrecer-e-queimar-gordura-treino-1-55580

 

crossfit-para-emagrecer-e-queimar-gordura-treino-1-55580(2)

 

Com treinos de aproximadamente 1 hora de duração e queimando muitas calorias durante sua execução, o CrossFit é o método que mais cresce em todo o Brasil, ele impressiona e agrada a todas as pessoas, independente da idade ou desenvolvimento físico de cada um. Ou seja: Vale muitíssimo à pena experimentar!

Adorei a ideia, quero ir a um “wod” já! rs

Mil beijos e até a próxima

Marcado:, , ,

Deixe um comentário

