Desligue o celular!

As consequências do uso excessivo dos Smartphones

Mas que danadinha de mania é essa que a gente tem de ficar mexendo no celular o tempo todo? Estou quase virando uma “corcunda de Smartphone” e foi por causa das consequências causadas pelo uso excessivo do celular que escolhi este tema pra escrever pra vocês!

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Estar conectada ao mundo virtual é o máximo, mas infelizmente nesta geração cibernética falta a chamada noção! Noção que falo é pra saber a hora de parar, pra tentar manter a melhor postura enquanto usa computadores, tablets ou celulares. Ficamos presos em um mundo fictício, onde tudo é bom demais, os lugares são lindos, há muita praticidade e um clique já resolve muita coisa.

Sem nem perceber passamos horas e horas na pior postura possível e ao final do dia vão se acumulando dores no punho, ombros e coluna. Ou seja, além da ilusão da vida maravilhosa dos outros adquirimos também algumas doenças totalmente desnecessárias, que poderíamos viver muito bem sem se não fosse a necessidade de toda hora dar uma checadinha no celular junto com uma boa conversa no WhatsApp.

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Os os posts aqui do blog são em sua maioria voltados para moda e esportes, mas hoje resolvi fazê-lo em forma de alerta, não é pra colocar medo não, mas é uma forma esclarecer um pouquinho aquelas dores chatinhas que ás vezes sentimos após o uso prolongado dos eletrônicos.

A figura abaixo mostra como ficam as escápulas (popularmente asas) quando os braços ficam soltos ao longo do corpo (primeiro desenho) e a medida que o braço vai se levantando como as escápulas começam a “girar” (segundo desenho). Ao elevar os braços e sem deixá-los apoiados forçamos muito a musculatura responsável por estabilizar a articulação do ombro, anatomicamente conhecida como manguito rotador. Devido ao esforço contínuo e posição do pescoço quando olhamos para baixo essa tensão também será encontrada na musculatura pescoço e até mesmo chegar na musculatura ao redor da ATM (articulação responsável por abrir e fechar a boca).

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Abaixo listei algumas das doenças mais comuns:

  • Mialgia: (Mi:Músculo/ Algia: Dor) São dores musculares em qualquer parte do corpo, neste caso estas dores vão aparecer nos braços, ombros, pescoço e, dependendo da posição, em outras partes ao redor da coluna.
  • Artrite: É uma inflamação na articulação. Como estamos falando do uso do celular, esta atrite pode ocorrer na articulação do dedo polegar, devido ao seu uso excessivo na hora de escrever na tela do telefone.
  • Tendinite: Pode ocorrer também a inflamação nos tendões do polegar, podendo causar dor e inchaço na região. O tendão não é tão forte quanto o osso e nem tão elástico quanto o músculo, portanto, no caso de sobrecarga, é a estrutura que, geralmente, mais sofre.
  • Síndrome de De Quervain: Os tendões dos músculos responsáveis por estender e abrir (abduzir) o polegar passam por dentro de uma bainha fibrosa responsável por diminuir o atrito entre os dois quando se movimentam, quando esta bainha fica inflamada se torna mais espessa, comprimindo assim os tendões que passam dentro dela, originando a síndrome de De Quervain ou Tenossinovite de De Quervain. Ela aparece mais nas mulheres e, na maioria das vezes, causada por movimentos repetitivos com o polegar.

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  • Síndrome do túnel do carpo: Existe um nervo responsável pelas sensações e movimentos da mão, iniciando no polegar e indo até a metade do dedo anelar, chamado de nervo mediano. Existe ainda um túnel na mão por onde os nervos passam, ele é chamado de túnel do carpo. Este túnel já é bem estreito e quando e qualquer coisa já o afeta. Quando fazemos muitos movimentos iguais com as mãos ocorre uma lesão de nome LER (lesão por esforço repetitivo) que é a principal causa do Síndrome do Túnel do carpo. Atenção para os sintomas: formigamento, fraqueza, dormência, dor.

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A melhor solução para todos estes problemas chama-se PREVENÇÃO! Divida o seu tempo navegando no celular, dê sempre pausas e nestas pausas faça bons alongamentos na região dos braços e em toda a coluna (foto abaixo ilustrando os alongamentos). Outra boa maneira de prevenir as tensões nos ombros é sentar e apoiar os cotovelos de modo que o celular fique na altura dos olhos.

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Espero de coração que tenham gostado do post de hoje, é um prazer poder usar meu blog para fazer um alerta em prol do bem estar de todos!

Qualquer dúvida é só entrar em contato pelos comentários aqui do blog ou pelo email blogdalari@live.com . Estarei à disposição para responder!

Mil beijos e até a próxima!

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Um pensamento sobre “Desligue o celular!

  1. Essenciapink 22/04/2015 às 00:39 Reply

    Oi Lari,
    Nossa fui lendo seu post e tratando logo de levantar a coluna, sentar direito na cadeira… Amei o post, e achei super útil a sua dica de alongamento, e me deu até um medinho das doenças que você citou, com certeza vou tomar mais cuidado, e largar um pouco do celular. Te convidei para responder uma TAG lá no blog, seria um prazer ler as suas resposta, espero a sua visitinha. ❤

    Um beijo enorme, fique com papai do céu.
    Lôh Alves
    https://essenciapink.wordpress.com/2015/04/21/tag-amoodeio/

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