Quem gosta de doce é doce?

doces

E quem gosta de doce é doce? Quem gosta de azedo é azedo? E quem gosta de salgado é o quê, minha gente?

Passei uma grande parte da minha vida gostando e tendo desejos mirabolantes por comidas salgadas (principalmente as com recheio de frango! Humm…), tinha horas que do nada vinha aquele desejo incontrolável de comer uma coxinha, uma torta de frango, e assim que podia já ia correndo pra padaria providenciar 1, 2 ou 3, ops…

Mas o engraçado é que de uns tempos pra cá meus desejos mudaram e o que era salgado virou doce, comecei a sentir então um desejo insaciável por doces, qualquer um. Além de estar começando o frio e é claro que isso também influencia e vontade de comer chocolates, por exemplo, mas com esta mudança de paladar senti também que mudava um pouco mais meu humor, passei a me sentir um pouco mais alegre e disposta. Será?

O fato é que alguns estudos já feitos nos Estados Unidos concluíram que quem tem mais gosto por doces são pessoas mais agradáveis e prestativas, não necessariamente extrovertidas, mas que estão mais dispostas a ajudar os outros.

Apareceu em uma das pesquisas também que quem prefere outros tipos de alimentos não pareceu ser sociável na mesma proporção que os doceiros. Então seria mesmo doce o doceiro? Apesar dessa diferença de comportamento, os pesquisadores ressaltaram que a boa vontade de ajudar os outros não é uma consequência da sensação de recompensa criada pelo doce.

Maaaas devemos levar em consideração que nas pequisas as pessoas avaliadas eram americanas com seu clima e a cultura, então não se sabe se o resultado daria o mesmo se comparado a outros países.

frases_sobre_abraco

 

 

 

Na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) a explicação pelas pessoas gostarem de diferentes sabores vem a partir das cinco formas de movimentos de energia da natureza, que são: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Considerando o ambiente em que vivemos, o nosso estado físico e emocional em relação ao mundo e a nossa personalidade vão influenciar no que desejaremos comer.

Como os alimentos se sobrepõem: o fogo controla o metal, o metal controla a madeira, a madeira controla a terra, a terra controla a água e a água controla o fogo.

Metal

Quem tem predominância da energia do metal gosta de sabores picantes como gengibre e o alho. No que se refere ao seu estado emocional, a pessoa com este tipo de predominância poderia estar triste e para compensar este estado emocional é só escolher os alimentos do elemento Fogo que controla o metal, como os alimentos de sabor amargo.

Água

A energia da água e o gosto pelos salgados. Geralmente o elemento Água está relacionado a quem está vivendo um momento de medo, até mesmo pânico e para controlar este tipo de sentimento pelos alimentos é só preferir os alimentos de sabor doce que pertencem ao elemento Terra que é o que controla a Água.

Madeira

As pessoas que gostam mais dos alimentos azedos certamente tem predominância pela energia da madeira, relacionada a pessoas com o sentimento de raiva. Como o Metal é o que controla a Madeira, são os alimentos picantes que vão compensar este estado emocional.

Fogo

Os “foguentos”, vamos assim chamar, são os de gosto amargo e são aqueles que sentem muita ansiedade. Para controlá-la basta apagar a chama com os alimentos do elemento Água que são os de sabor salgado.

Terra

Pessoas que têm predomínio da energia Terra podem ser mais preocupadas, são mais racionais e gostam mais de doce. Para eliminar a preocupação basta comer alimentos de sabor azedo, do elemento Madeira que controla a Terra.

* E o azedo cura o “azedo”?

Na MTC diz-se que quando a pessoa está com o fígado sobrecarregado, fica “azeda”. A ingestão de alimentos com este sabor relaxa o fígado e reduz a irritabilidade.

Este sabor tem função adstringente, refresca o organismo, diminui a transpiração excessiva e tem o potencial para acalmar a mente excitada. Sucos cítricos como de laranja, limão, kiwi, abacaxi e tangerina, além de serem boas opções para dias quentes, também são boas opções para “refrescar” o humor.

Seja pra se sentir doce, azedo ou salgado, ser picante ou calminho… rs Tem coisa melhor que tomar um delicioso chocolate quente com este frio? Se é pra passar o sabadão em casa então não existe melhor escolha!

Um doce fim de semana pra vocês! ❤

 

“De que o mel é doce eu me nego a afirmar, mas que parece doce eu afirmo plenamente.”

Raul Seixas

Anúncios

Marcado:, , , , ,

2 pensamentos sobre “Quem gosta de doce é doce?

  1. nick 26/05/2015 às 15:18 Reply

    Nossa… cada dia eu sou uma coisa. Tipo quatro estações hahaha

  2. André Hottër 04/07/2015 às 01:26 Reply

    São tantos blogs que visito pelo leitor do WordPress que não sei se já passei por aqui… Por esse motivo já estou seguindo pois curti bastante seu espaço.
    Muito bacana… Visual clean e conteúdo interessante.
    Tenho um blog também, quando puder fazer uma visitinha ficarei mega contente e honrado, vou deixar o link abaixo!
    Bom, continue assim. Sucesso e boas postagens! 😉
    Ótimo fim de semana, Larissa!

    Link: http://www.andrehotter.com

    hUg!
    #SpreadTheLove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: