Resistência Cardiorrespiratória

Muitas vezes quando estamos iniciando um exercício físico que necessita de certa agilidade e um movimento contínuo do corpo (aeróbicos como corrida, bicicleta, corda, dança, entre outros) ficamos cansados rapidamente, principalmente pela respiração que fica ofegante e parece que nos “falta o ar” para dar continuidade. Como é natural de nós seres humanos sermos ansiosos, acabamos pensando que aquilo não faz nosso tipo e muitas vezes nos convencemos de que nunca vamos dar conta de realizar corretamente aquela atividade.

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MAS NÃO É HORA DE DESISTIR!!!!

Insista! É hora de melhorar sua resistência cardiorrespiratória!

Mas o que é isso de “resistência cardiorrespiratória”, minha gente?

Para entendermos o que é resistência cardiorrespiratória precisamos saber o que é sistema cardiorrespiratório primeiro! Este nome cardiorrespiratório nada mais é que a junção do nome de dois sistemas do nosso corpo o cardíaco + respiratório, esta junção foi feita devido a grande dependência que um tem do outro.

A dependência dos dois sistemas surge porque várias partes do nosso corpo necessitam de oxigênio e quem o transporta até elas é o sangue. Como? As células do nosso corpo precisam de oxigênio para que tenham a energia para sobreviver. Para ser levado até as células o oxigênio é fixado e transportado pelas hemácias (unidades morfológicas contidas no sangue) até próximo das células, neste momento ocorre a troca gasosa, ou seja, as células ficam com o oxigênio e delas é retirado o dióxido de carbono e transportado novamente pelo sangue até que chegue aos pulmões, soltando o gás carbônico e entrando novamente na circulação sanguínea o oxigênio, reiniciando o ciclo.

A partir deste pequeno resumo, podemos agora entender como Resistência Cardiorrespiratória: O trabalho muscular será eficiente de acordo com a capacidade que os pulmões, coração e vasos sanguíneos tem de oferecer oxigênio e nutrientes para eles. Ou seja, quanto mais nos movimentarmos mais nossa musculatura vai precisar de oxigênio e nutrientes para fazer seu trabalho, e se realizarmos os exercícios regularmente mais preparado ficará o coração, o coração ficando mais ficando mais forte menos vezes ele vai precisar “bater” para realizar suas funções e assim ficaremos cada vez menos cansados durante as atividades físicas e de vida diária (até mesmo na faxina! rs).

Para aumentar a resistência cardiorrespiratória é necessário praticar exercícios que recrutem um grande número de músculos por um tempo contínuo. Se a intensidade do exercício físico aumentar, seja em relação ao tempo e/ou ao ritmo, a musculatura também aumentará o seu consumo de oxigênio.

É preciso “educar” o sistema cardiorrespiratório fazendo exercícios regularmente, pelo menos 2 vezes na semana, melhor ainda se 3 vezes. Iniciando com tempos que variam de 10 a 20 minutos, podendo aumentar a duração do exercício de acordo com que a resistência cardiorrespiratória for aumentando. Estes são os chamados exercícios aeróbicos (Aeros = ar e Bios = vida), pois durante sua execução há um aumento do consumo de oxigênio pelo organismo.

*Aeróbios ou aeróbicos?

Os dois existem na língua portuguesa e são sinônimos.

*Comer e olhar no espelho pode fazer mal ao coração?

A menos que se assuste ao olhar no espelho com tanta beleza, comer e não poder olhar no espelho é apenas um mito muito antigo.

*Comer e praticar atividade física faz mal?

Depende da quantidade e do tipo de alimento ingerido e a intensidade de atividade.

Quando é ingerido uma grande quantidade de alimentos em que os mesmos também sejam “pesados” a digestão demorará mais para ocorrer. O estômago quando está cheio precisa de muito sangue para realizar a digestão e se o exercício for de maior intensidade a musculatura também vai precisar de muito sangue. Os dois (estômago e músculos) vão começar a competir pelo sangue, isso pode causar uma indigestão e mal estar.

 

ALERTA

Exercícios físicos devem ser realizados regularmente! Realizar exercício físico intenso apenas uma vez na semana ou um dia a cada duas semanas ou um mês pode acarretar vários problemas. É prejudicial!

Espero que vocês tenham gostado do tema de hoje e que possa ajuda-los a entender melhor à respeito.

Mil beijos e até a próxima! :*

 

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